26.5.08

Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim. O quê é?

Quem não conhece esse jingle? Você sabe na ponta da língua? Quanto tempo você demorou pra aprender? Bem, a analogia com o produto mais rentável da rede McDonald's é muito simples e fácil de entender, bem como sua canção. Nós, como cristãos, deveríamos encarar nossos propósitos como um Big Mac. Anh? É!

Por que ao me deparar com a imagem do Big Mac eu pensei em figurá-lo na vida cristã? Bem, nenhum de nós deixa de encher a boca de água, ao mínimo, por ele; o sanduíche possui o jingle mais cantado no mundo; ele representa um dos alimentos mais digeridos da Terra; é extremamente atrativo e saboroso; sua imagem vale por mais de mil palavras, só de falar nele somos capazes de fantasiar; representa a marca, veja: ele é o nº 1; as crianças o amam e os adolescentes se reúnem por ele; ele é simples, mas tem o molho especial; nós o devoramos com catchup, com mostarda, molho barbecue ou agridoce, puro (...); o pão que fica no meio do sanduíche (onde a Bíblia está na imagem) é estrategicamente posto para sustentar os outros ingredientes evitando que eles caiam; ele é o mais consumido dos lanches oferecidos na rede de fast food; o símbolo do McDia Feliz é o Big Mac, contribuindo para ajudar diversas crianças e quando você come dá a sensação de satisfação ou de estar cheio... - Espero que você ainda esteja lendo aí do outro lado, caso você não tenha saído correndo pra comer um Big Mac.

Dividindo o foco, acho que o Big Mac e a vida cristã têm coisas muito parecidas. Todas as informações acima são do ponto de vista do consumidor e também oferecidas pelo próprio McDonald’s. Já as informações a seguir são do ponto de vista de um cristão e também do próprio Cristo. Inicialmente, a foto é meramente ilustrativa e também uma crítica a nós mesmos, a Bíblia é o mapa direto dos propósitos de Deus, mas muitas vezes não a vemos como um Big Mac, não temos o desejo de devorá-la, de conhecer “o jingle”, de tê-la na ponta da língua, de fazer dela um instrumento rentável. Infelizmente. Entretanto, somos sedentos da graça de Cristo; de louvá-lo com música, arte, liderança, pastoreio (...); a Bíblia é o livro mais vendido do mundo, por cerca de 2000 anos que é best seller; Cristo é extremamente atrativo e saboroso, digo sua atitude, seu exemplo é admirável e apreciável; só em falar Seu nome somos capazes de fantasiar seus feitos e Sua volta; quando falamos do seu povo, nós somos representantes da sua imagem - somos a sua própria imagem(!); o nosso desejo é de torná-lo o nº 1 em tudo nas nossas vidas; as crianças o amam e os adolescentes se reúnem por Ele (poderia); Ele é simples, mas tem o molho especial que o torna o único capaz de salvar; apesar de nossas diferenças como corpo, nossas diferentes doutrinas cristãs, nossos estilos, jeitos, nós ainda assim somos unidos pela mesma marca, cruz, sangue e nome; somos o pão no meio que muitas vezes tem que ser usado pra suportar e suster os outros pra que não caiam, somos responsáveis pelos outros e seremos cobrados; a cruz é um símbolo e o nosso McDia Feliz foi lá, justificado, contribuindo por todas as vidas da história e quando você se torna um cliente* tem a sensação de satisfação ou de estar transbordando... – Espero que você ainda esteja lendo aí do outro lado, a não ser que você tenha ajoelhado e abaixado a sua cabeça reconhecendo que Cristo te vez livre através do Seu sangue.

AME MUITO TUDO ISSO! AMÉM.

*Cliente: aquele que faz recompra.
Toda semana novos posts. Não perca! Semana que vem "Viva o lado Jesus Cristo da vida"

6 comentários:

Marco disse...

Claro que Jesus é muito mais do que McDonalds! Gostei da comparação como crítica a nosso modo de vida cristão que às vezes é mais consumista que "cristonista".
Parabéns pela postagem.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá!

Os peritos em comunicação afirmam que ao comunicador compete se colocar no mesmo nível de quem recebe a sua mensagem.

Para quem quer levar uma mensagem adiante não é atitude inteligente estar em posição superior ao público-alvo, causa rejeição dos ouvintes, ou leitores...

É necessário haver humildade para se comunicar.

Jesus agia dessa forma. Entre os pescadores usava analogia com a figura dos peixes, entre os lavradores usava termos ligados à agricultura, entre os líderes religiosos do templo usava as Escrituras Sagradas.

Repare: a mensagem de Jesus sempre foi a mesma, porém, com estilos diferentes, sempre seguindo os moldes de quem o ouvia.

Ao crente, pregar o Evangelho é algo importante. E em determinados momentos é necessário, sim, dizer ou cantar algo nos moldes do jingle da lanchonete americana.

Esse jingle, ou algo parecido com ele, pode ser útil. Mas precisamos , antes ver qual é o perfil das pessoas que o receberá.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes
http://belverede.blogspot.com/

Rosana Steimbach disse...

ahhh me deu água na boca!!! é claro que todos vão falar qie Jesus é melhor,mas na real onde está essa fome por Ele? pela pessoa dele, gastamos mais a nossa vida em comer ou em comer Dele? "Aquele que se alimenta de mim vive por minha causa" Jo6
Bom amei o texto, o blog, olha sou a favor da criatividade nos filhos de Deus, deixa fluir!

Wilma Rejane disse...

A falta de fome da Palavra de Deus e em servi-lo é um mal assolador.Jesus disse:"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos"(Mt5:5).

No livro de Isaías 55:1 lemos: "Ò vós, todos os que tendes sede, vinde às águas e os que não tende dinheiro, vinde,comprai e comei".

Quem dera que todos entendessem a importãncia de estarem saciados com a Palavra de Deus representação perfeita da Trindade, Salvação Eterna.

Anônimo disse...

Blog inteligentíssimo meu caro! gostei muito do post. Gostaria de deixar o convite para visitar o IChTUS Gate, e que sabe, firmarmos parceria (na lista de favoritos). Fique na paz!

Unknown disse...

Não disse que ia comentar!? =)
Já te disse ontem! o Texto tá ótimo! É incrível perceber o qto é verdade! Temos fome e sede de Cristo....

E o marketing sempre presente nas nossas vidas! hahaha...é a ideologia da sociedade fechando a nossa vida e criando um mundinho insignificante!!!

Enfim...serei frequentadora deste blog...vc escreve muito!!!
=)
e eu ainda volto com o meu! hahaha

bjooos
fica na Santa Paz!